Para quem utiliza o monociclo elétrico como meio de transporte como eu, é comum sentir uma certa dor na sola dos pés depois de certo tempo de uso. Isso se torna ainda mais perceptivo no início do aprendizado, pois existe um esforço maior em manter o equilíbrio, e este esforço extra sobrecarrega os pés e sua musculatura.
Andar de monociclo é, na maior parte do tempo, um exercício isométrico. Você exerce a força de seus músculos, especialmente dos membros inferiores, de uma forma estática para buscar o equilíbrio. Ou seja, você fica com o corpo tensionado em boa parte do tempo, de forma consciente no início, e de forma inconsciente depois de ter mais equilíbrio. Essa tensão naturalmente vai afetar seus pés.
Além disso, considere que não é confortável ficar tanto tempo em pé. Quando estamos na fila de um banco ou de uma lotérica, não conseguimos ficar totalmente parados em pé na mesma posição, pois é desconfortável. Sobre o monociclo este desconforto bem na forma de dores na sola dos pés, que tem que ficar sobre os pedais, e estes pedais normalmente são menores que o seu pé (o calcanhar e os dedos dos pés, um pouco mais do que isso até, ficam de fora do pedal).
Para reduzir o desconforto, recomendo o seguinte:
- Utilize um tênis de solado alto e bem rígido e com amortecedores. O solado mais rígido vai fazer com que seu pé tenha uma superfície inteiriça para distribuir a força sem esta superfície ceder. Ou seja, você não vai sentir a limitação do tamanho do pedal do monociclo. O amortecedor do tênis tem a função óbvia de absorver os impactos das oscilações do terreno.
Tênis que normalmente utilizo para andar de monociclo.
- O monociclo, conforme chega perto de sua velocidade limite (17km/h) começa a inclinar os pedais de forma a levantar a ponta de seus pés (o que causa desconforto), no intuito de fazê-lo reduzir a velocidade e manter-se dentro do limite dos 17km/h. Evite andar muito perto do limite de velocidade, ou seja, muito tempo com esta inclinação dos pedais.
- Mantenha a postura ereta e os joelhos minimamente flexionados. A leve flexão dos joelhos (mínima coisa mesmo) auxilia na absorção das irregularidades do piso. Isso tira de seus pés a maior parte da tensão e também ajuda muito no equilíbrio.
Abraços.