Andar num Airwheel Q3 não é a coisa simples, especialmente para um novato. Mesmo sendo um Twin-wheel (roda dupla), conseguir o equilíbrio no Airwheel Q3 não é uma tarefa fácil no início. Eu não conhecia a melhor forma de aprender, e o resultado disso foram hematomas, muitos hematomas na parte interna das canelas.
Resultado de minha inexperiência
Na ansiedade de me equilibrar, acabava forçando demais minhas pernas contra o monociclo, o que acabou gerando estes machucados. Ter escolhido um piso irregular no início (a área interna do condomínio onde moro) só piorou a situação.
Mas essas experiências todas me trouxeram alguns aprendizados para lidar com esse "tourinho" de uma forma mais saudável e eficaz. Repasso este aprendizado em forma de dicas para vocês. O resumo das dicas é o seguinte:
Dia 1
- para subir a primeira vez num Airwheel Q3, procure um lugar onde você possa se apoiar com as duas mãos, como as paredes de um corredor, por exemplo.
- tendo um bom lugar para se apoiar, coloque um dos pés em um dos pedais, e escore esta perna conta o monociclo, para que ele não caia quando você for colocar o outro pé. Nesse momento você pode sentir um pouco de desconforto na parte interior da perna que está apoiada no monociclo. Tente evitar o contato do osso da canela, busque colocar a lateral da panturrilha contra o monociclo. Se você for muito magro, use caneleiras na parte interna da canela no início. Em seguida, com as mãos apoiadas em algo, coloque a outra perna no outro pedal.
- Depois de subir, mantenha-se calmo e ereto sobre o monociclo. Tente sentir o funcionamento do sensor (giroscópio). Incline-se levemente para frente e para trás, para pegar o jeito de ir para frente e para trás. Faça isso por uns 15 minutos, sempre com as mãos apoiadas nas paredes de um corredor, ou algo parecido. Em minutos você perceberá que seu corpo vai começando a entender como o brinquedo funciona. Vai assimilar a questão da aceleração e do freio.
- Depois disso, o próximo passo é tentar andar com ele por alguns metros, sempre escorado em alguma coisa. Incline-se levemente para frente e saia um pouco do lugar. Fazendo isso, você verá que não é tão difícil equilibrar-se, e naturalmente vai se arriscar a tirar as mãos do seu apoio. Conforme for ganhando confiança, tente andar em linha reta por alguns metros com o apoio por perto, mas sem tocá-lo.
Dia 2
No segundo dia vamos nos arriscar um pouco mais. Você vai se sentir em condições de andar ao ar livre. Para fazer isso, encontre um local com piso bem regular (uma boa calçada ou ciclovia), e use a cinta (aquela que eu uso até hoje) para auxiliar no equilíbrio. Siga o mesmo procedimento para subir no monociclo, agora pedindo a ajuda de um amigo para se apoiar (pode se apoiar numa árvore ou poste também), e tente andar em linha reta o máximo que conseguir. Se você perder o equilibrio, pule para longe do monociclo, não tenha pena de deixá-lo cair no chão. Não pense que você vai conseguir mantê-lo impecável, porque cedo ou tarde ele vai cair e a carcaça vai ganhar seus arranhões. É importante pular para longe para que você não machuque as canelas e tornozelos.
- Depois de algumas tentativas frustradas, você com certeza conseguirá andar algumas boas dezenas de metros sem cair. Esse é o diferencial da roda dupla, ela facilita a obtenção do equilibrio, ao contrário da roda simples. Com a roda dupla, você aprende a andar em 10x menos tempo do que um monociclo de roda simples. Isso é tão verdade que os monociclos de roda simples vem acompanhados de um par de rodinhas para serem fixadas abaixo dos 2 pedais (como as rodinhas de uma bicicleta) para auxiliar no aprendizado, e o Airwheel Q3 não vem com estas rodinhas inclusas.
- siga andando no monociclo, comece a tentar fazer as primeiras curvas. Não tente fazer curvas fechadas, faça curvas bem abertas no início, até ter mais confiança. Acelere um pouco mais, e teste o funcionamento do freio inclinando-se para trás. Com o tempo seus movimentos de andar e parar se tornarão naturais, e você terá coragem de encarar terrenos um pouco mais irregulares.
- nunca deixe de usar a cinta. Ela lhe proporcionará segurança, e com o tempo lhe ajudará a superar pequenos obstáculos, como cordões de calçada e buracos, além de em caso de queda, manter o monociclo sempre com você, evitando que ele saia em disparada para o meio da rua, ou em direção a alguém.
- não desanime! você pode até se assustar com a dificuldade de subir no monociclo no início, mas rapidamente seu corpo entenderá o funcionamento do Airwheel Q3, e antes de perceber você estará andando nele.
Espero ter ajudado!
Boa sorte, iniciante!