segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Monociclo Elétrico: roda dupla ou roda simples?

Há 8 meses tenho tido a experiência diária de andar com o monociclo Airwheel Q3 que, apesar de chamarem de monociclo, possui roda dupla. O principal apelo da roda dupla em um monociclo elétrico é a facilidade em manter o equilíbrio. Foi por isso que eu (acertadamente) escolhi o Airwheel Q3 ser meu primeiro monociclo elétrico. 

O tempo passou, a bateria do meu Q3 (comprei usado) foi se degradando, e tive que pensar em adquirir um novo monociclo. Existia a opção de adquiir um pack de bateria novo, porém o preço alto e a curiosidade de adquirir um monociclo de roda simples me fez optar por um novo. 

Chegou a hora de escolher um novo monociclo. Foi possível perceber que houve uma relativa baixa no preço dos monociclos nestes últimos 8 meses, especialmente os vendidos no mercadolivre. A tarefa então seria escolher qual monociclo comprar. No mercadolivre existem algumas opções marcas de monociclos de qualidade, como a Nineboot e a própria Airwheel, além de outros aparelhos sem marca (desaconselho estes). Também existe um representante da IPS no Brasil, mas ele vende apenas um modelo da marca, sendo que o preço não é muito convidativo.

Como eu uso o monociclo no meu dia a dia para trabalhar (3,5km para ir + 3,5km para voltar), precisaria de um aparelho que tivesse uma autonomia (falo de autonomia real) de mais de 10km, já considerando trechos com algum relevo. Nesse sentido, um monociclo com bateria de 170wh seria suficiente. Também queria um monociclo que tivesse uma velocidade um pouco maior que os 15km/h do meu Q3, que também fosse mais leve, e com um bom custo/benefício. Ah, precisaria ser resistente à água tambem.

Foi dificil conciliar estas características em um dos modelos a venda no Brasil. O melhor dentro destes quesitos foi o Airwheel X8. Este modelo deixa a desejar na questão da velocidade (vai no máximo até os 17km/h), mas atende muito bem todos os demais quesitos. 

Airwheel X8

  1. é 3kg mais leve que o Airwheel Q3. (pesa 11kg), portanto mais fácil de carregar
  2. tem uma roda aro 16, o que dá mais conforto e permite superar certos obstáculos com mais facilidade
  3. tem a autonomia que eu preciso (170wh de bateria), superando os 10km dentro do trajeto que eu percorro.
  4. o custo/benefício foi aceitável (R$ 1600,00 no mercadolivre)
  5. é resistente à água (certificação IP56).


Fiquei bem tentado em comprar um Ninebot C+, ou ainda importar um GotWay direto da china, mas achei que para o momento o Airwheel X8 supriria minhas necessidades.



Transição de roda dupla para roda simples.

Chegou o momento de saber como seria andar em um monociclo "de verdade". Não pense você que foi "a mesma coisa", ou foi fácil. Houve uma situação que me criou dificuldades no X8, que foi no momento da transição de terrenos (subir uma calçada, por exemplo), e andar em terrenos com inclinação lateral (a parte da rua próximo a calçada, por exemplo). Ao encarar estas situações com o Q3, é necessário permitir que o aparelho acompanhe a inclinação do terreno e às ondulações na mudança de terreno. Por exemplo, se você vai subir uma calçada utilizando o acesso de uma garagem (aquela "rampinha" por onde o carro acessa a calçada), se você subir na diagonal (não da forma reta como um carro), você vai ter que "ceder" seu ponto de equilíbrio ao monociclo, ou seja, o Q3 vai se inclinar para que as duas rodas tenham contato com o piso. Já com o X8 isso não acontece. Se você encarar uma oscilação de terreno lateralmente, você vai fazer isso absolutamente reto, mantendo seu equilíbrio totalmente na vertical, neste caso o monociclo, por ter uma roda só, vai manter-se alinhado na vertical com você (da mesma forma que uma bicicleta). Esse detalhe muda completamente a forma de utilizar o monociclo nestas situações. Levei 2 ou 3 dias para me sentir totalmente adaptado ao X8 nessas condições. Agora me sinto tranquilo para guiá-lo, sem problemas.

Outro problema da transição de um aparelho para outro é o momento de subir no monociclo. Ter o equilíbrio inicial no Q3 é muito mais fácil, sem falar que raramente eu precisava descer em caso de uma parada completa (num semáforo, por exemplo), pois é possível com um mínimo de equilíbrio ficar parado sobre ele. Já no X8 a coisa muda de figura. Descer e subir novamente se tornou algo mais rotineiro do que antigamente. Ainda estou me acostumando a isso.

No mais o X8 é só alegrias. Sua roda grande de aro 16 dá mais conforto ao andar, sinto muito menos as oscilações de terreno. A autonomia da bateria me permite ir e voltar do trabalho sem precisar recarregar, restando praticamente 1/3 de mesma (já descartando aqueles 15% reservados para a proteção da própria bateria). 

Para quem quer aprender a andar em um monociclo, sem dúvidas recomendo adquirir um modelo de roda dupla como o Airwheel Q3 ou o Q1 (mais barato). Para quem já sabe andar, os modelos de roda simples são muito mais interessantes, especialmente por seu peso reduzido, pelo conforto (são mais gostosos e suaves de andar por terem o atrito de apenas 1 pneu com o chão) e pelo ponto de equilíbrio mais parecido com o de uma bicicleta.

Espero mais uma vez ter ajudado àqueles que estão interessados em adquirir este veículo de transporte individual extremamente elegante e útil no dia a dia.

35 comentários:

  1. Você poderia indicar com qual vendedor do mercado livre você comprou o seu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá. Comprei o meu deste vendedor: http://perfil.mercadolivre.com.br/ACRINFORMATICA
      Abraços

      Excluir
  2. Sou novo aqui...quantas libras ideal para o Q1 (roda dupla).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não tem uma medida exata de libras. Pode calibrar entre 15 e 30 libras. Quanto mais libras você colocar,mais você sentirá o relevo do piso. No meu X8 eu uso 25 libras.

      Abraço!

      Excluir
  3. Respostas
    1. olá! se não me engano o Q1 tem roda aro 12 polegadas.
      Abraço!

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta. COMO NO PNEU Ñ MARCA AS MEDIDAS DE ARO LARGURA E ALTURA, COMO FAZER PARA COMPRAR ESSE PNEU. PROCUREI NO EBAY, MERCADO LIVRE E REPRESENTANTES AIRWHEEL E NADA. PODERIA ME DAR UMA AJUDA?

      Excluir
    3. Amigo, tu pode tentar contatar este email: tina@airwheel.cn
      É um contato direto com a Airwheel da China. Talvez tu consiga algo com eles lá.

      Abraço!

      Excluir
  4. Meu primeiro monociclo foi o X8. Não achei difícil começar com o modelo de uma roda.
    Só ando pelas calçadas. Percorro 8 km diariamente (4 x 2km), dando uma carga no fim do dia.
    Uma diga: quando preciso esperar o sinal de trânsito abrir, eu paro segurando em uma árvore, poste ou muro, evitando ficar subindo e descendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu costumava fazer isso tb, mas agora com mais experiência e prática consigo parar e andar novamente colocando um pé no chão. As vezes consigo fazer até como os skatistas, com um pé na base e o outro "embalando" o Monociclo. Valeu! Abraço!

      Excluir
  5. Uma curiosidade: como se comporta o Q3 caso apenas uma das rodas passe em cima de algum obstáculo (degrau ou buraco). Isso não o força a fazer uma curva brusca ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso que era bem complicado com o Q3. Eu evitava ao máximo esse tipo de situação (buracos, oscilação de terreno) justamente porque era muito mais complicado manter o equilíbrio com uma das rodas passando por um buraco, ou mesmo uma irregularidade, e a outra nao.. com o tempo me acostumei e aprendi inclusive a absorver essas mudanças de terreno, mas o Monociclo de uma roda, como o x8, é infinitamente melhor de encarar oscilações de terreno do que o q3. São mundos totalmente diferentes. Abraço!

      Excluir
  6. cara que legal seu blog. parabéns. o q1 e o q3 fazia quantos Km no seu trajeto? vou iniciar no monocíclo e estou na duvida entre um de duas rodas (q1/q3) ou uma roda (X3 ou x8). vou precisar percorrer 6 k (3km ida e 3km volta). como me auxilia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O Q1 eu não cheguei a ter, somente o Q3 e o X8. Hoje em dia, depois de rodar bastante com o X8, eu recomendaria a compra do Monociclo de roda simples, desde que ele venha com as rodinhas auxiliares para o aprendizado. Use e abuse dessas rodinhas e da cinta de aprendizado no início, pois são elas que vão te dar a confiança necessária para não desanimar no começo.
      Quanto a autonomia, procure Monociclos com bateria de no mínimo 170wh. Hoje em dia tanto o Airwheel Q3 quanto o X8 vem com essa bateria, que permite percorrer 10km com segurança.
      Espero ter ajudado.
      Abraço!

      Excluir
  7. Estou quase frustrado, adquiri um spaceway, mas não estou conseguindo andar sem rodinhas.

    ResponderExcluir
  8. Estou quase frustrado, adquiri um spaceway, mas não estou conseguindo andar sem rodinhas.

    ResponderExcluir
  9. Olá a todos meu carregador quebrou e agora? Não sei quantos wts de saída ele é

    ResponderExcluir
  10. O Gotway ou Ninebot qual você recomenda ? Ninebot e+ ou S2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O Ninebot e uma marca bem conceituada, porem cara. Eu compraria sem pensar o Ninebot One E+.
      Abraço!

      Excluir
  11. Estou muito frustrada, também não consigo me equilibrar de jeito nenhum... ):

    ResponderExcluir
  12. Peguei meu x3 ontem e já sai andando sem rodinhas, ainda sinto dificuldade de fazer curvas fechadas, mas é só o primeiro dia de treinamento.

    ResponderExcluir
  13. Pessoal o inmotion é bom...?
    Quero comprar um ... Mas estou com dúvidas

    ResponderExcluir
  14. Olá. Acabei de comprar um IPS e nao sei qual a calibragem correta do pneu. Alguém pode me ajudar? O pneu é aro 14.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu estava com a mesma dúvida, dei uma pesquisada na internet, todos os pneus de boa qualidade já vem com a informação de calibragem no próprio pneu. Por exemplo, o pneu que veio no meu IPS pode ser calibrado de 35 até 45 Libras. Em um dos lados do pneu com certeza vai ter.

      No meu pneu está assim "INFLAT TO 240 - 310 kPa( 35 - 45 P.S.I )"

      https://www.youtube.com/watch?v=P9cFgwidyzU < pode ver esse vídeo se ainda ficar com alguma dúvida.

      Excluir
  15. Boa tarde, preciso dos pneus do Q1 (par), não encontro em lugar algum, alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  16. Preciso de um pneu (par) do Q1, não encontro, alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  17. Como faço p encher o pinel do meu mono ciclo

    ResponderExcluir
  18. Opa boa tarde! Estou com um mono marca e-fera e ele esta apresentando um problema de dar um tilt tipo perde a tração de equilíbrio de repente e fica apitando mesmo andando de vagar, não chega a desligar apenas so perde a tração, alguém ja passou por isso? To pensando em trocar os mosfetes dele, estou sem confiança de andar nele por conta disso, ja algumas vezes quase fui pro chão por conta disso, por favor se alguem solber de alguma coisa me da uma dica,outra coisa quado chego de 8 a 10 por horq ele ja começa a inclinar os pedais

    ResponderExcluir
  19. Vi seu post. Primeiro muito obrigado por mostrar sua experiência. Bom eu acho que vou precisar de um monociclo de maior autonomia, você me indicaria um e um site ou local para comprar com segurança.

    ResponderExcluir
  20. Muito obrigado por sua contribuição, me tirou várias dúvidas!

    ResponderExcluir
  21. Valeu pelas as dicas fiquei satisfeito com o seu relato sobre os monociclo Q1 e o X 8 muito parabéns. Prof Wanderley

    ResponderExcluir