segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Em busca do equilibrio...

No início, quando estamos aprendendo a andar de monociclo, a experiência pode ser terrível, ao ponto de você pensar que jamais conseguirá se equilibrar sobre ele. Essa experiência muitas vezes desencoraja as pessoas de adquirir um monociclo. No meu caso, devido ao grau de dificuldade que senti em minha primeira experiência com um modelo da IPS, acabei optando por comprar o Airwheel Q3 (com a roda dupla) pois pensei que seria mais fácil aprender a andar com ele. Não que exista um "certo" ou um "errado" em adquirir um ou outro modelo (cada um tem sua preferência), a questão é o motivo que me levou a comprar o Q3: o medo de não conseguir andar com um monociclo de roda simples.

O corpo humano é algo realmente incrível. Com ele, conseguimos fazer coisas que as vezes sequer temos explicação. No início da curva de aprendizado, em qualquer situação (aprender uma língua estrangeira, andar de bicicleta, desenhar, escrever, dirigir, jogar futebol, etc.) tudo parece muito difícil, quase impossível de se aprender. Mas aí entra em ação o corpo humano e suas peculiaridades: ele, de uma forma incrível, assimila os movimentos necessários para o aprendizado de uma determinada função e passa a executá-los automaticamente, sem que precisemos "pensar" o momento de executá-los. 

Da mesma forma ocorre ao andar de monociclo. No início precisamos de toda a atenção e foco do mundo para nos mantermos sobre ele, mesmo que seja totalmente parados e com o auxílio de uma parede para nos encostarmos. Andar um pouco com ele é quase impossível. É incrivelmente difícil cumprir esta tarefa. Porém depois de alguma prática e uma boa noite de sono, o que acontece? Como num passe de mágica, no outro dia a tarefa já se tornou muito mais fácil, você sobe no monociclo com uma facilidade muito maior e até se arrisca com mais tranquilidade a andar por alguns metros. O corpo humano assimila tudo o que é preciso para executar esta tarefa, dia após dia.

No início era quase impossível andar no monociclo. Hoje em dia eu sou multi-tarefa sobre rodas...


Então, depois de certo tempo de prática e aprendizado, lá vou eu, andando de monociclo sem fazer força alguma para me equilibrar, subindo e descendo cordões de calçadas, passando sobre mudanças de relevo sem qualquer receio, olhando os emails do trabalho no celular, comendo um lanche ou fazendo qualquer outra coisa.. Mas como é possível se lá no início toda a minha concentração se destinava ao simples objetivo de ficar parado em pé sobre ele? Acho que se deve a tal curva de aprendizado, a como nosso corpo absorve e automatiza certas exigências para cumprir uma determinada tarefa. Uma vez alguém me perguntou em qual lado do volante de um automóvel fica a alavanca do limpador de para-brisa, e em qual lado fica a alavanca da seta. Por incrível que pareça eu não me lembrei, não sabia em qual lado ficava cada alavanca, mas todos os dias eu as utilizava, sem problemas, pois meu corpo e minha mente já tinham automatizado essa necessidade, sem que eu precisasse me lembrar conscientemente dos passos para executá-la.

Incrível, não?

4 comentários:

  1. Já estou frustrado , adquiri um spaceway, todavia não consigo andar sem as rodinhas auxiliares.
    Tem alguma dica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andre. A diferença do adulto para as crianças é que elas não tem medo de cair ou se arriscar. O que vale é a emoção. A dica é: Esqueça as rodinhas de uma vez por todas e insista em andar sem as rodas. Apoie em paredes ou corrimaos e vá tirando as maos aos poucos. É isso!
      Eu andei duas vezes com as rodinhas só para aprender a controlar o moniciclo. Depois escondi as rodinhas e insisti sem rodinha. Eu tinha de andar sem rodinha a qualquer custo, e, fui com a cara e a coragem. Levei uns 5 tombos de sair rolando. E a partir daí, comecei a me equilibrar. Meu irmão, já preferiu utilizar a correia de apoio e assim ele foi achando o equilibrio sem tombo. Seja lá como for, acredite e insista.

      Excluir
  2. Já estou frustrado , adquiri um spaceway, todavia não consigo andar sem as rodinhas auxiliares.
    Tem alguma dica ?

    ResponderExcluir
  3. Adquiri um monociclo Airwheel x3, mas acredito que o giroscópio não esteja funcionando corretamente. Existe alguma maneira de testar o funcionamento?

    ResponderExcluir